Ocorrerá durante a II Semana do Orgulho LGBT de Sorocaba uma exposição fotográfica e literária no saguão da DiCA da UFSCar campus Sorocaba.
Os textos são de Guy Franco, que escreve ali no Canudos Coloridos.
Já as fotos ficam a cargo de Amanda Demétrio, Luciana Bortoline e Vitória Luiza.
Inspirados no mundo LGBT, as obras destacam os diferentes pontos de vista a cerca da sexualidade - tanto do lado hétero como do próprio lado gay.
A exposição ocorre do dia 30 de agosto até dia 03 de setembro, das 08hs até as 22hs. A entrada é franca.
O campus de Sorocaba da UFSCar se localiza na Rodovia João Leme dos Santos (SP-264) na altura do km 100, bairro do Itinga.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
domingo, 22 de agosto de 2010
5ª Parada Gay de Sorocaba
Aconteceu hoje a 5ª Parada gay de Sorocaba. O evento organizado pelo DJ Dennys em parceria com as secretarias da Cultura e da Saúde do município atraiu, de acordo com o jornal BOM DIA, aproximadamente 10 mil pessoas.
Estavam presentes figuras políticas e personalidades como a ex-deputada criadora do PL 122, Iara Bernardi, Léo Aquilla, Priscila Drag, entre outros.
A II Semana do Orgulho LGBT de Sorocaba, que ocorrerá de 01 a 04 de setembro no teatro da Estação Ferroviária, foi anunciada e divulgada no momento que os carros de som chegaram a Praça do Campolim. (Programação final, em breve, nesse blog!!!)
Seguem abaixo algumas imagens da 5ª Parada LGBT de Sorocaba:
Foto: Fábio Ortolano
Foto: Fábio Ortolano
Foto: Fábio Ortolano
Foto: Fábio Ortolano
Foto: Fábio Ortolano
domingo, 15 de agosto de 2010
II Semana do Orgulho LGBT de Sorocaba
A atividade é fruto de um trabalho conjunto entre o Mandala, grupo de estudos sobre sexualidade e homoerotismo, as secretarias da Cultura e Lazer e da Juventude de Sorocaba e o grupo de jovens LGBT E-Jovem do município. Pretende contribuir no compromisso da universidade em promover reflexões junto a sociedade sobre suas dúvidas, curiosidades e desafios que encontra no cotidiano ao tratar de sexualidade, bem como na efetivação de um dos temas transversais - orientação sexual, dos parâmetros curriculares apresentados pelo Ministério da Educação. A proposta metodológica deste projeto é organizar grupos de discussão a partir de mesas de debates, palestras, filmes, outras artes - como exposição de fotos e poemas - de forma a fortalecer os valores da vida, cultura, saúde, educação, dignidade, respeito a si mesmo e ao próximo, liberdade, e convivência comunitária. Busca estimular o desenvolvimento social e pessoal de adolescentes, sobretudo LGBT, de segmentos de baixa renda da região de Sorocaba/SP, os quais são acometidos pelo preconceito com relação à orientação sexual.
OBJETIVO GERAL
Estimular a discussão e reflexão acerca das temáticas: sexualidade, juventude LGBT, Gênero e educação, dentro do meio acadêmico e junto à comunidade sorocabana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover debates, palestras e atividades sobre sexualidade e movimento LGBT;
- Discutir temas interessantes aos profissionais e alunos dos cursos de licenciatura que futuramente venham a trabalhar com o novo material didático fornecido pelo MEC;
- Organizar as atividades a fim que revelar as especificidades e vulnerabilidades que a juventude LGBT apresenta.
PRÉ-PROGRAMAÇÃO
Dia 01/09:
18:00 - Abertura
18:30 - Mesa-redonda: "O papel da mulher e sua sexualidade na contemporaneidade" (coordenação: Profª Dra. Viviane Melo de Mendonça - UFSCAR/Sorocaba)
20:00 - Exibição e discussão de filme com temática LGBT
Local: Auditório da Estação
Dia 02/09:
18:00 - Mesa-redonda: "Juventude LGBT e Educação" (Coordenação: Fábio Ortolano - discente da UFSCAR e membro do grupo Mandala
Local: Auditório da Estação
Dia O3/09
18:00 - Palestra: "PCL 122 – Legislação a favor da causa LGBT"
Convidada: Ex-deputada Iara Bernaerdi
Local: Auditório da Estação
Dia 04/09
14:00 - Mesa-redonda: "Paradas LGBT e suas transformações" (coordenação: Prof Dr. Marcos R V Garcia - UFSCAR/Sorocaba)
16:00 - Exibição e dabate sobre o filme: "Prayers for Bobby" ("Orações para Bobby")
18:00 - Encerramento
Local: Auditório da Estação
Todos os dias:
Exposição de Fotos e Literária
Local: Saguão da DICA da UFSCar
***
Alguns nomes que já confirmaram presença:
Primeiro dia:
Ana Maria Mendes (MOMUNES/ UNISO)
Segundo dia:
Deco Ribeiro (Diretor da primeira Escola LGBT do país e fundador do grupo E-Jovem)
Éder Rodrigues Proença (Mestre em Educação)
Adriano Shion (Diretor do E-Jovem de Sorocaba)
Terceiro dia:
Iara Bernardi (Ex-deputada federal criadora do PLC 122)
Quarto dia:
Ideraldo Beltrame (Membro fundador da APOLGBT - Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo)
Marcos Rainha (Membro da comissão organizadora da parada LGBT de Campinas)
Maria Amélia ( Representante do grupo MOLECA - Movimento Lésbico de Campinas e membro da comissão organizadora da parada LGBT de Campinas)
Dennys (Organizador da parada LGBT de Sorocaba)
I Semana do Orgulho LGBT da UFSCar campus Sorocaba
A primeira semana do orgulho LGBT, promovida pelo grupo MANDALA, foi realizada de 23 a 28 de junho de 2009. A programação contou com exibição de filme, confraternização entre os membros do grupo, exposição de cartazes no saguão de entrada da UFSCar campus Sorocaba e ida à parada do orgulho LGBT de Campinas.
As imagens acima são parte do material exposto na universidade. Foi a primeira intervenção do grupo junto a comunidade universitária.
Assinar:
Postagens (Atom)